Uma País para Chamar de meu!

Evento Nantes

Viajar é atravessar fronteiras e descobrir outros mundos. Só quem viaja sabe o prazer de se falar a língua do país de chegada ou qualquer outra língua que sirva para se comunicar.Quem trabalha com tradução sabe também que, muitas vezes, a língua de chegada é mais importante do que a língua de partida.

Há bem pouco tempo descobri que o mundo também fala português. São centenas de iniciativas espalhadas pelos quatro cantos do planeta formadas por mães, professoras e pessoas apaixonadas pelo Brasil e pela nossa Língua Portuguesa.

No último dia 16, muitas destas iniciativas se reuniram, cada qual a seu jeito, para celebrar o dia Mundial do Português Como Língua de Herança.Herança que passa de pai para filho, de avó para neto, de tio para sobrinho e até mesmo de esposa para marido.Língua que não se aprende só na escola ( se assim fosse não seria de herança,mas sim estrangeira) e que muitas vezes também não se aprende junto com a Língua materna.É uma língua estranha,língua que se fala em casa, mas também na internet, nas conversas pelo Skype, com parentes ou amigos.Língua que serve para matar saudades, estreitar laços e criar novos amigos. Ah! E como é bom criar novos amigos,dar outros laços e descobrir novas coisas e pessoas para se ter saudades!

Dizem que se viajar é bom, voltar é melhor ainda…eu voltei. Cheia de saudades já, mas com a mala repleta de novidades e histórias para contar. Histórias que vão muito além de pessoas e famílias que se reúnem para ensinar e aprender Português. É tanta coisa boa acontecendo que a Língua, na verdade, fica parecendo apenas o caminho comum escolhido para compartilhar histórias de vida e matar a saudade da cultura que deixamos para trás.

Transmitir essa herança aos nossos filhos,é criar vínculos que jamais serão desfeitos,mas significa também ter uma vez por semana ou uma vez por mês, um re-encontro com as nossas origens, com as nossas lembranças mais doces, com a nossa Língua materna e, acima de tudo, nos permitir mesmo estando longe, ter um país para chamar de NOSSO!

Parabéns a todas as iniciativas e famílias que bravamente resistem e insistem trabalhando com a Língua Portuguesa. Parabéns especialmente a Shirley , a Jussara e a família Canarinhos da Terra que tão carinhosamente receberam a mim e a Anna Ly ( espero conhecer outras em breve).

E para terminar, compartilho com vocês algumas fotos do nosso encontro para que possam conhecer o maravilhoso trabalho que está sendo desenvolvido em Nantes e arredores.

Nantes1

nantes2

Nantes3

Nantes4

Nantes5

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: