O que é que a Finlândia Tem ?

FINLÂNDIA SERÁ O PRIMEIRO PAÍS DO MUNDO A ABOLIR A DIVISÃO DO CONTEÚDO ESCOLAR EM MATÉRIAS.

FINLÂNDIA SERÁ O PRIMEIRO PAÍS DO MUNDO A ABOLIR A DIVISÃO DO CONTEÚDO ESCOLAR EM MATÉRIAS.

Tem um dos melhores sistemas educacionais do mundo tem

Tem crianças que vão para à escola somente aos 7 anos tem

Tem 161 escolas básicas tem

Tem 38 escolas secundárias tem

Tem 37 escolas vocacionais ou técnicas tem

Tem 31 escolas politécnicas tem

tem 20 universidades tem

Tem professores valorizados tem

Tem uma população de 5.200 milhões tem

 

E tem muito mais. Tem cursos de formação de professores que levam em média 5 a 6 anos. Tem um currículo básico nacional, dando autonomia às escolas para que formulem seus currículos específicos, respeitada a carga horária exigida, enfim, não há dúvidas de que a Finlândia é o sonho de consumo de qualquer um que realmente se interesse por educação.

Mas o que motivou este post foi a foto lá em cima e esta matéria aqui, que ilustra o post, e que vem sendo amplamente divulgada em diversos grupos dos quais faço parte com debates ferrenhos: “Finlândia será o primeiro país do mundo a abolir a divisão do conteúdo por matérias.”

Se não me engano a Ponte já faz algo muito parecido e o Instituto Lumiar em São Paulo, também. O que mais me preocupa, ou melhor, incomoda, são as comparações com o Brasil feitas nos comentários onde as matérias foram veiculadas.

Professores que comentam apenas a questão dos salários ( deixam de lado o tempo de formação, as exigências, etc.). Pais que comentam apenas os resultados nos exames de PISA( deixam de lado as obrigações, conduta e participação na vida escolar dos filhos que são exigidas).Leigos, em geral,que apenas criticam o sistema educacional brasileiro.

Ninguém tem dúvida da ineficiência e do sucateamento do sistema educacional brasileiro, e não só do público, mas da rede privada também. Mas não é simplesmente pegar o que se faz lá e transportar para cá.

Estamos falando de um sistema educacional , considerando os estabelecimentos particulares, responsável pela educação de  53 milhões de alunos.Oi? É isso mesmo! Só as rede públicas brasileiras são responsáveis hoje pela educação de 45 milhões de alunos. Este número envolve todos os níveis e modalidades de ensino, inclusive o superior.

 

Estamos falando de 53 milhões contra algo em torno de 400 mil. Não estou defendendo a educação brasileira, longe disso. Estou apenas convidando todos a pensar no modelo educacional que realmente queremos e principalmente no fato de que esta” reforma educacional” dependerá de todos nós, pais, professores e sociedades.

Queremos tanto ver mudanças, mas até que ponto estamos nós, como indivíduos, dispostos a mudar.

 

Para conhecer melhor o assunto sugiro as leituras:

Livro Finish Lessons, de Pasi Sahlberg

Artigo de Ana Cristina Canettieri

Inep

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: