Compre o original, o autor agradece !

respeite  Essa frase acima, lida em um post, me fez pensar.

Sempre me intriga quando vejo educadores perguntando se alguém conhece onde podem encontrar este ou aquele livro para download. Mais triste ainda é ver as respostas, que não são poucas, dando “dicas” e “macetes”.

Somos ou já fomos professores, coordenadores, diretores. Somos formadores de opinião, trabalhamos ensinando e não existe nenhum aprendizado que se sustente sem exemplos. Já dizia  a ditado que mais do que com palavras, educação se faz com exemplos.

Já ouvi muitos colegas defenderem suas atitudes usando argumentos como o preço exorbitante dos livros ou o fato de que não podem adotar um livro sem antes conhecê-lo. O livro é caro, sim, mas existem sempre os sebos e a possibilidade de comprar edições usadas. Além do mais, vamos combinar que não é mais caro do que sentar em um bar e tomar uma cerveja com os amigos. Eu prefiro comprar livros ( e olha que adoro uma cerveja bem gelada, se for na Alemanha então, melhor ainda!).

Para quem mora no Brasil e trabalha ou mantém escolas ou cursos de idiomas, basta entrar em contato com as editoras, fazer um cadastro e solicitar material para análise. Para os que estão fora, sei que nem sempre é fácil e que, muitas vezes, por trabalharem por conta própria ou em iniciativas não regulares, algumas editoras se recusam em fornecer tal material. Mas sempre existe a possibilidade de entrar em contato direto com o autor, explicar a situação e solicitar uma cópia ou partes do livro para análise.

Duvido que alguém se recuse a promover seu próprio material. Aqui na Focus desenvolvemos currículos e material didático e são frequentes pedidos deste tipo. E sempre atendidos, é claro! Lembro que uma vez pesquisando sobre PLH encontrei um texto da Ivian Destro no site da AOTP. Fiquei tão apaixonada que queria compartilhar no blog e com meus professores. Não tinha ideia de como encontrá-la, nenhum contato, então escrevi para a AOTP e perguntei se podia utilizá-lo. Alguns dias depois veio a resposta positiva e até hoje o texto e acessado por pessoas que querem saber mais sobre PLH.

Respeitem os autores. Não só por conta da LDA ( Lei de Direitos Autorais) que você pode até achar uma bobeira, já que é difícil fiscalizar, Mas porque propriedade intelectual é algo muito sério. Do outro lado está um colega que geralmente passou anos em sala de aula, acumulou conhecimentos, práticas e experiências e um dia resolveu compartilhá-las com todos através de seus livros.

Mostre ao seu aluno a importância de investir em conhecimento e educação. Mostre que você se importa e quem sabe um dia, ele também se importará.

#desabafodasemana

 

2 comentários (+add yours?)

  1. Monica
    Mar 16, 2015 @ 17:13:17

    O livro sai ao inicio a um preco pagavel e depois quando voce adopta vai para as nubens.isso tambem e desonestidade

    Responder

    • focuseducacional
      Mar 18, 2015 @ 13:40:29

      Entendemos que ninguém é “obrigado” a adotar este ou aquele livro.Qualquer professor tem a liberdade de preparar seu preparar seu próprio material. O autor também interfere muito pouco no preço do livro e os custos para se editar e publicar um livro, são sim , muito altos no Brasil.
      O que não dá para aceitar, principalmente entre professores, é que se pegue o trabalho todo que um colega teve e, simplesmente porque consideramos o valor cobrado abusivo,resolvemos não pagar e utilizar de graça.

      Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: