Escrevendo mais e melhor em inglês!

grammar

We’re back ( após uma rápida e merecida paradinha).E aproveitando o início das aulas gostaria de tocar em um assunto um tanto quanto polêmico, principalmente para educadores: erros e escrita.

É verdade que ninguém precisa saber tudo em inglês ( até porque não sabemos tudo em nossa língua materna). É verdade também que “não sei” é uma resposta e, as vezes, uma das mais indicadas. Agora professor escrever errado,é algo que realmente não pode acontecer. E quando digo “escrever errado” me refiro a mandar bilhetes, comunicados, elaborar enunciados,fazer postagens em redes sociais,etc.E que fique claro que serve tanto para a Língua Inglesa quanto para a Língua Portuguesa.

Somos a nossa própria vitrine.Somos o que vendemos e o cuidado que temos com as nossas publicações e produções, reflete o carinho e o respeito que temos com nossos alunos, com aqueles que contrataram nossos serviços e com a profissão que escolhemos. Sempre me surpreendo quando vejo alguma postagem,principalmente em inglês,nas páginas pessoais de colegas de profissão com erros gramaticais ou de ortografia( os mais comuns).É preciso respeitar a função social da escrita, assim como entendo também que a noção de “erro” é bem ampla.Entretanto, existe sim uma norma culta da língua que precisa ser respeitada.
Não é porque sou professora de Inglês que sou obrigada a postar em minha página pessoal apenas conteúdos na Língua de Shakespeare,mas tudo o que merece ser feito, merece ser bem feito. Sendo assim,não há lugar para erros. Gosto de pensar que somos privilegiados. Somos uns dos poucos profissionais que podem pensar e planejar muito bem o que vamos ensinar, falar, trabalhar ou escrever. Dificilmente nos vemos obrigados a tomar uma decisão em cima da hora, a produzir uma atividade ou um texto sem aviso prévio. Sendo assim, não existe nada que justifique o nosso descaso em escrever errado.
Gramáticas, dicionários e mais recentemente, a internet e os softwares de correção estão aí para nos ajudar.A dica vale também para os nossos alunos,ensiná-los a editar suas produções e mesmo a dos amigos é uma habilidade valiosa e que merece ser trabalhada.

Selecionamos então alguns softwares de correção que podem ser muito úteis para quem trabalha com a Língua Inglesa:

Ginger – tem uma versão grátis com a opção de fazer o upload para uma versão Pro, paga.

Writefull

Hemingway

Grammarly – grátis

Fica a dica e se alguém souber de outros é só compartilhar aqui nos comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: