Phonics, nós usamos!

phonics2

A partir de setembro de 2014, o departamento de educação do Reino Unido passou a recomendar que todas as crianças sejam ensinadas a ler através do método fônico. Pela primeira vez o Currículo Nacional se coloca claramente a favor e indica a abordagem fonética para a alfabetização das crianças.

Há tempos venho defendendo aqui e explicando a minha opção, como uma das autoras do Sistema Bumble Bee, de adotar os conhecidos “phonics” para alfabetizar as nossas crianças em inglês. Por conta dessa escolha já perdemos muitos “futuros clientes”, escolas brasileiras que nos procuram para implementar um sistema de educação bilíngue, mas que não admitem nem “ouvir falar” em método fônico ou sintético. Para algumas, as “crianças devem ser alfabetizadas utilizando a mesma metodologia do português”. Sempre que isto acontece agradeço e explico que infelizmente não trabalhamos assim.

Não quero com isso entrar na guerra dos métodos de alfabetização que sempre vem à tona na educação brasileira nesta época de rematrículas e busca por novas escolas.Simplesmente defendo a ideia de que uma coisa é uma criança ser alfabetizada na língua materna de sua família e da comunidade em que vive, outra coisa é uma criança ser alfabetizada em uma segunda língua. Língua esta a qual ela não está exposta o tempo todo e que, muitas vezes, os pais nem dominam.

De minha parte fico super feliz de saber que estamos na direção certa e que o nosso trabalho é endossado por profissionais e governos competentes no quesito educação. Tenham a certeza de que tudo isso é fruto de muito esforço, dedicação e investimento em viagens, treinamentos, palestras e conversas mundo a fora. Quando escolhi fazer parte da equipe educacional da Focus uma frase foi decisiva: ” Queremos investir em pesquisas e conteúdo, e não só em livros coloridos e ilustrados”.E assim tem sido, primeiro criamos e compartilhamos conteúdo,mas tarde e aos poucos nossa equipe vai trabalhando e melhorando a qualidade visual do material.

Para quem quiser conhecer melhor o método existem muitos livros sobre o assunto no mercado.Um deles é o que ilustra este artigo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: