Alfabetização em Inglês

phonics1

A guerra dos métodos de alfabetização vira e mexe vem à tona. Construtivista ou Fônico? Qual o melhor caminho para ensinar as crianças a ler e escrever? No programa BumbleBee, desenvolvido pela Focus Educacional para escolas bilíngues brasileiras utilizamos o o método fônico. E como a capacidade de ler e entender é algo que pode ser medido, nossa escolha se baseia em números.

Para nossa sorte, existem inúmeros estudos e pesquisas a respeito do tema e números em abundância. Estados Unidos e Inglaterra são alguns dos países que passaram por problemas semelhantes em relação aos métodos de alfabetização empregados, tanto que criaram um Literacy Panel, para juntar todas as pesquisas sérias feitas sobre o tema*.

Resolvemos então aproveitar as férias escolares para re-publicar aqui uma série de artigos sobre o assunto. O primeiro é este aqui:

Phonics Education Technique Shown to Have Positive Impact on Literacy

Para quem quiser conhecer mais a respeito do assunto em português uma boa fonte é o livro O Ensino da Leitura – O que a Ciência nos Diz Sobre Como Ensinar a Ler, de Diane Mcguinness.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: