Yes,nós somos americanos :da América do Sul, do Norte ou Central!

embrace

“A descoberta de que a terra se tornou mundo, de que o globo não é mais apenas uma figura astronômica, e sim o território no qual todos se encontram relacionados e atrelados, diferenciados e antagônicos – essa descoberta
surpreende, encanta e atemoriza. Trata-se de uma ruptura drástica nos modos de ser, sentir, agir, pensar e fabular. Um evento heurístico de amplas proporções, abalando não só as convicções, mas também as visões do mundo. (Octavio Ianni)”

Você já parou para pensar que:

1) estima-se que em 2016 a China será o país com o maior número de falantes da Língua Inglesa ?

2) em 2015, o número de “ELL students” ( alunos que não tem o inglês como primeira língua) matriculados nas escolas públicas atingirá a marca de 10 milhões ?

3) em 2025,um de cada quatro alunos matriculados nas escolas públicas dos Estados Unidos, não terá o ingl~es como primeira língua?

4)ao contrário do que muitos pensam, a maioria dos alunos que não tem o inglês como primeira língua são nascidos nos Estados Unidos ( 76% dos alunos do Ensino Fundamental e 56% do Ensino Médio)?

5) 50% dos ELLs que estão no Ensino Médio já pertencem a 2a ou 3a geração de cidadãos americanos ?

6) não tem mais importância se somos brasileiros,mexicanos, japoneses ou alemães, pois na realidade somos Cidadãos do Mundo ?

Toda vez que alguém me pede para “provar que o bilinguismo funciona” ou me pergunta se “vale mesmo a pena investir em uma educação bilíngue ?”, sinto que a minha cabeça se transforma em um caldeirão com informações, dados e números a borbulhar. Aí respiro fundo, conto até 10, puxo um mantra e respondo calmamente com um sorriso: depende.

É, depende. Depende do que você quer para a sua vida.Depende do que você quer para a vida do seu filho. Depende do que você quer para a sua escola.Depende do que você quer para os seus alunos, e por aí vai. Mas respondo isso principalmente porque aprendi – bem verdade que a duras penas – que a maioria quer saber apenas quanto vale uma educação bilíngue : tem livro? O livro é grosso?Tem dever toda aula? Tem CD acompanhando o livro? Tem livro de exercício e livro texto?

Se você é da minha geração, então provavelmente seu primeiro contato com a língua foi nos cursos de inglês. Então você teve aulas 2X por semana,provas semestrais-escrita e oral, estudou em livros bonitos caros e grossos, teve um student book, um workbook e um Cd,trouxe homework para casa toda aula e seus pais ficaram orgulhosos porque o seu curso tinha “native teachers”.

Adiantou? Aprendeu inglês? Viu como depende?!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: