Bilinguismo: Dual-Language ou Imersão?

dual language

De tempos em tempos surgem por aqui algumas dúvidas sobre qual o melhor modelo de bilinguismo adotado nas escolas. Já falamos aqui sobreos principais tipos de educação bilíngue e novas pesquisas surgem a todo momento.

Recentemente, em resumo publicado pela Foundation for Child Development,com sede em NY, Linda M. Espinosa-especialista em Educação Infantil e programas bilíngues- afirma que pesquisas sugerem que na Educação Infantil e nos anos iniciais os programas que oferecem instrução ao mesmo tempo em inglês e na língua materna da criança, oferecem melhores resultados tanto a nível acadêmico quanto em termos de proficiência linguística.

Ainda segundo o relatório,evidências sugerem que a imersão total em inglês na educação Infantil e nos anos iniciais para crianças que não tem o inglês como primeira língua, poderia levar a uma perda da língua materna e a um menor desempenho acadêmico a longo prazo.

Espinosa cita ainda inúmeros estudos que mostram os benefícios cognitivos a longo prazo para quem aprende mais de um idioma e traz ainda a informação de que alguns falantes nativos de inglês apresentam um desempenho acadêmico pior do que seus colegas que recebem educação em mais de um língua.

O relatório completo, em inglês, pode ser visto aqui

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: