Como Utilizar o E-book com Crianças

ebooks

Os livros eletrônicos, chamados de e-books, estão se tornando cada vez mais comum nos dias de hoje. Leitores da primeira geração e dispositivos como o Kindle e dispositivos Nook, oferecem digitalmente uma versão básica de um livro impresso. As Crianças têm a sua disposição as páginas para ler, e a experiência, de certa forma, é semelhante à leitura de um livro tradicional.
Os novos dispositivos presentes em iPads e Nooks, como telas touchscreen, full-color ,tem ampliado as possibilidade e oferecido uma experiência de leitura diferente. Os novos e-books oferecem ao usuário um leque variado de escolhas que vão desde ter o livro lido para ele e ouvir músicas que complementam a história, até realizar atividades relacionadas a história como jogos e páginas para colorir. A interatividade oferecida pelos e-books certamente atrai a curiosidade das crianças e são objetos de muita diversão. Mas será que eles ajudam a desenvolver as habilidades básicas ao processo de letramento?
O mercado de e-books é muito recente e não temos ainda pesquisa sólidas em número suficiente sobre o tema ,para sabermos ao certo . Mas inúmeros pesquisadores têm passado muito tempo observando como as famílias com crianças pequenas se envolvem com os e-books. Estas observações sugerem que embora seja fácil e extremamente prazeroso para as crianças interagirem com a natureza digital do e-book, pais e professores podem ajuda-los a manter o foco na leitura e na história, seguindo três dicas simples:
Reconheça o fator novidade! As primeiras vezes que o seu filho ou aluno estiver interagindo com um novo e-book, reserve um tempo para a exploração dos recursos. E uma vez que a curiosidade foi satisfeita e as crianças já exploraram bastante todos os recursos oferecidos, comece a ler ou ouvir a história, agora sem interrupções.
Aproveite os recursos, mas mantenha o foco na história! Ajudar as crianças a encontrarem um equilíbrio entre se divertir com os jogos e demais atividades e realmente desfrutar e entender a história. A dica é a mesma utilizada com os livros impressos. Envolva seu pequeno leitor em conversas sobre a história. “O que você acha que vai acontecer a seguir? Qual é a sua parte favorita da história?”
Participe com seu filho ou aluno desta experiência! Embora possa ser tentador deixar o aparelho fazer todo o trabalho – ler a história, jogar um jogo e interagir com seu filho, lembre-se que nada substitui uma boa conversa . Continue falando, comentando as palavras e ideias interessantes que surgirem e, principalmente, utilize este momento para compartilhar com as crianças a sua paixão pela leitura.

Algumas dicas de E-books você encontra aqui e aqui

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: