Como transformar a sua escola em uma escola bilíngue


O aumento na demanda por sistemas educacionais bilíngues vem estimulando cada vez mais escolas e redes convencionais de educação a adotarem o sistema que até alguns anos atrás era restrito a colégios internacionais acostumados a receber alunos estrangeiro. O ensino bilíngue virou tendência e as escolas estão procurando se adaptar ao novo modelo.

Embora a maioria das escolas ainda opte por adotar um programa terceirizado, vem crescendo o número de instituições dispostas a desenvolver um sistema personalizado capaz de envolver toda a escola e baseado em sua proposta pedagógica. E aí vem a pergunta; Mas por onde eu começo?

Bom, se você pensa em desenvolver um programa bilíngue diferenciado para a sua escola, a primeira coisa que você precisa saber é que isto leva tempo. Diferente dos programas terceirizados onde você precisa apenas contratar os professores ( alguns inclusive fornecem os professores), ao elaborar um programa bilíngue você vai começar do zero e precisa não só contratar e treinar professores como também pensar no material a ser desenvolvido, criar um plano de curso e decidir como será feito o acompanhamento e a coordenação destes professores.eu diria que sua escola precisará de pelo menos 1 ano para cumprir todas as etapas necessárias.

O custo inicial deste tipo de serviço é maior do que o de um programa terceirizado e, a menos que você tenha formação em Pedagogia , Língua Inglesa e conhecimentos em educação bilíngue , você vai precisar :

 Contratar os serviços de uma empresa especializada em consultoria bilíngue que irá auxiliá-la em todas as etapas, da contratação a elaboração do programa;
 Contratar uma coordenadora com experiência em educação bilíngue e fluência em inglês para acompanhar o dia a dia dos professores e da escola;
 Contratar professores de inglês ou treinar seus próprios professores ,caso tenham domínio da língua, para assumir as novas turmas;
 Transformar o seu projeto pedagógico e o seu plano de curso para adequá-lo ao ensino bilíngue
 Investir na elaboração e produção do material que será utilizado

Se o investimento inicial é mais alto se o tempo necessário a implantação do sistema é maior, por outro lado a sua escola terá um programa único, elaborado para atender as necessidades específicas de seus alunos e com uma equipe de excelência totalmente integrada a filosofia da escola.

Ainda são poucas as empresas atualmente que oferecem este tipo de serviço às escolas. A maioria prefere apenas oferecer a terceirização dos seus serviços e ganhar mensalmente ao invés de uma única vez.

Aqui na Focus, quando sou procurada para este tipo de consultoria, a primeira coisa que faço é marcar uma visita à escola para conhecer o programa e o plano de curso A partir daí, e em conjunto com a equipe gestora, selecionamos os conteúdos que serão ensinados na segunda língua e damos início ao desenvolvimento do novo programa que inclui também elaboração de um manual do professor com o passo a passo e o planejamento diário das aulas. Só então investimos na contratação dos professores, no treinamento e na adequação dos espaços da escola para receber o novo programa. Os custos podem variar de acordo com o material que a escola já possui em português, mas geralmente ficam em torno de R$ 1.300,00 a R$ 2.500,00 por turma e podem ser parcelados em até 18 vezes.

8 comentários (+add yours?)

  1. thais
    Fev 15, 2015 @ 22:01:29

    Gostaria de montar uma escola bilingue e não sei nem por onde começar, vocês dão consultoria?? Como vcs podem me ajudar??

    Responder

  2. Katia
    Set 03, 2015 @ 10:54:40

    olá, estou na mesma situação da Thais, poderia me passar mais informações?

    Responder

  3. César Doriguello
    Dez 28, 2015 @ 14:05:43

    Como faço para transformar minha escola em bilíngue? Preciso de informações para começar o processo.

    Responder

  4. Patricia Perez
    Nov 08, 2016 @ 15:29:27

    Boa tarde,
    Gostaria de ter mais informações a respeito do método da focus

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: