3o Salão da Leitura de Niterói


De 22 a 30 de Junho a Focus estará cobrindo, com posts diários aqui no blog, o 3º salão da Leitura de Niterói. O salão contará com a presença de escritores, educadores, intelectuais, artistas e pensadores importantes que, juntos, conversarão sobre temas relevantes do mundo atual. Palestras, Contação de Histórias, oficinas e a presença de artistas como Maria Bethânia, Adriana Calcanhoto, Luís Melodia, Palavra Cantada totalizando mais de cem atividades para o público infantil e adulto.

Segundo Júlio Cesar Valladão Diniz, curador do 3º salão do evento, “a leitura não se restringe ao ato de ler um jornal, uma revista ou um livro, apesar de estar no texto escrito à força primeira de sua existência. O conceito de leitura nos dias atuais significa a ampliação de seu uso para distintas linguagens artísticas, práticas estéticas e comunicação cotidiana.”.

Além de fazer a cobertura de todo o evento, A Focus – a convite da FME (fundação municipal de Educação de Niterói)- marcará presença no 3º Salão da Leitura de Niterói com uma palestra no dia 29/06(sexta-feira) sobre a importância de compartilharmos as boas práticas para atingirmos uma educação de qualidade em uma sociedade plural. O que já vem sendo feito, como os melhores sistemas educacionais do mundo chegaram onde estão e o que reservamos para o futuro de nossos alunos são temas que precisam ser debatidos e despertam o interesse não só de professores, acadêmicos, pais e gestores, mas de toda sociedade. Durante o evento lançaremos a edição zero da Revista “Boas Práticas: Educação Sem Fronteiras” uma publicação trimestral que será distribuída gratuitamente a professores escolas e interessados em educação e que tem como objetivo compartilhar as boas práticas em educação que vêm sendo executadas, ainda que de forma isolada, em diversas escolas do Brasil e do mundo.

Fica aqui o convite para que todos compareçam e ajudem a divulgar o evento. O sucesso do Salão está intimamente ligado ao esforço de todos. Nós, educadores, temos o poder de mudar a educação neste país. Mudanças na educação incluem, necessariamente, a valorização da profissão de professor, salários mais dignos, formação para o mercado de trabalho, inclusão digital, investimento em currículos e muito m ais. Mas não podemos esperar que estas mudanças venham apenas de fora, precisamos também tomar a responsabilidade em nossa mão e, como disse Gandhi:

“Precisamos SER a mudança que queremos VER no mundo”

Confira aqui a programação completa do 3º Salão da Leitura de Niterói.

Abraços e até lá!

2 comentários (+add yours?)

  1. Manuel José de Souza
    Jun 26, 2012 @ 09:26:28

    Quarta-feira, dia 27.06.12, pela manhã, lá estarei no estand dos Escritores ao Ar Livre, dando a minha pequena colaboração. Não podia deixar de atender ao chamado do nosso amigo Cecchetti. Um abraço, Alberto, amigão. – Manuel

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: