Quais as Competências Necessárias para um Mundo em Constante Mudança ?

Como estamos preparando as nossas crianças? Estamos dando a elas a formação necessária para que prosperarem em um futuro guiado pela globalização e pelos avanços tecnológicos?
Como pais, não medimos esforços para escolher e oferecer aos nossos filhos a melhor educação. Pesquisamos, analisamos, visitamos dezenas escolas, conversamos com outros pais e, quando achamos a “escola certa”, delegamos à ela a tarefa de fornecer uma base acadêmica sólida para os nossos filhos. Mas será que isto é suficiente?
Para ajudar nossas crianças e jovens a prosperarem em um mundo em rápida mutação, escolas e pais precisam trabalhar lado a lado a fim de para ajudá-los a desenvolver as competências necessárias ao século 21. Apenas uma parceria forte entre a família e a escola poderá colocar nossos filhos em uma posição de vantagem em relação ao futuro.
Precisamos estimular cada criança a tornar-se :

Uma pessoa Confiante. Com uma noção exata do que é certo e errado. Tolerantes, adaptáveis, resilientes, que conheçam a si mesmo, sejam capazes de pensar de forma crítica e independente e, acima de tudo sejam capazes de se comunicar de forma eficaz.

Um aluno independente. Questionador, reflexivo, perseverante e que assume a responsabilidade pela sua própria aprendizagem.

Um Colaborador Ativo. Que trabalhe em equipe, seja inovador, com iniciativa própria , capaz de assumir riscos calculados e que esteja sempre buscando a excelência.

Um Cidadão Consciente. Com um grande senso de responsabilidade cívica, atento ao que acontece ao seu redor e no mundo e disposto a ter uma participação ativa na melhoria da qualidade de vida da sociedade em que vive.

No centro destas competências estão valores como Respeito, Integridade, Cuidado, Resiliência e Harmonia.

Respeito: demonstramos respeito quando reconhecemos não só o nosso valor mas também o valor que está intrínseco em todas as pessoas;

Integridade: somos íntegros quando possuímos princípios éticos e somos capazes de lutar pelo o que é certo.

Cuidado: Nos importamos com o próximo quando agimos com bondade e compaixão e nos preocupamos em tornar este mundo um pouquinho melhor.

Resiliência: a resiliência está diretamente ligada a nossa força emocional e a nossa capacidade de perseverar diante dos desafios.

Harmonia: valorizamos a harmonia e o equilíbrio quando somos capazes de buscar a nossa paz interior, promovemos a coesão social e sabemos apreciar a unidade e a diversidade de uma sociedade multicultural.

A escola caberá à tarefa de equipar seus alunos com o conhecimento, habilidades e valores necessários para que possam viver e trabalhar como adultos no século 21. Quanto aos pais, é essencial que assumam o seu papel na vida dos filhos e como parceiros das escolas na difícil missão de prepara as crianças para um futuro que não nos pertence.
Só assim, juntos e trabalhando lado a lado poderemos garantir a nossas crianças um futuro realmente brilhante.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: