Meu filho está matriculado em uma boa escola ?

A NAEYC ( National Association for the Education of Young Children ) publicou uma lista com 10 itens que os pais devem observar para ter a certeza de que escolheram a escola de educação infantil certa para o seu filho. Confira aqui:

1 . Seu filho passa a maior parte de tempo brincando ou trabalhando com outras crianças. Eles não ficam vagando sem rumo pela sala e as atividades são planejadas levando-se em conta o tempo de concentração da faixa etária. Ou seja, ninguém espera que uma criança de educação infantil fique sentada em silêncio por longos períodos de tempo.

2 . As crianças têm acesso a atividades diversificadas ao longo do dia.Certifique-se que a escola tenha blocos lógicos,materias diversos,fantasias e adereços, livros,tintas e materiais para artes,jogos adequados a faixa etária, quebra-cabeças. Lembre-se que as crianças não precisam e não devem fazer todas juntas a mesma atividade.

3 . Os professores devem trabalhar com crianças de diversas formas: individualmente, em pequenos grupos e com todo o grupo em momentos diferentes durante o dia. Fique atenta se eles passam o tempo todo com todo grupo.

4 . A sala de aula deve estar sempre decorado com trabalhos feitos pelas crianças. Deve-se respeitar a escrita e a autoria das crianças em todos os trabalhos.

5. Na educação infantil, as crianças aprendem sobre letras e números na contexto de suas experiências cotidianas . Plantas e animais, assim como atividades da vida diária como cozinhar,servir o lanche, brincar de casinha e encenar personagens fornecem a base para a aprendizagem.

6 . As Crianças se envolvem em projetos e tem longos períodos de tempo para brincar e explorar o espaço. A quantidade de exercícios prontos, se existir, deve ser mínima.

7 . As atividades ao ar livre fazem parte da rotina diária e nunca são sacrificadas em troca de mais tempo de instrução em sala de aula.

8 . Os professores leem diariamente para as crianças e em diversos momentos, tanto individualmente quanto em grupos e não apenas na Hora da História.

9 . O professor se preocupa em fazer adaptações no currículo com o objetivo de atender os que estão à frente, bem
como aqueles que precisam de ajuda adicional. Os professores reconhecem que as crianças chegam à escola com realidades e experiências diferentes , o que significa que elas não aprendem todas ao mesmo tempo e da mesma forma.

10 . Pais e filhos aguardam ansiosamente pelo dia da escola. Os pais se sentem seguros em deixar seus filhos na escola. Passado o período de adaptação ( que pode variar de criança para criança), as crianças não choram ou fingem estarem doentes só para não ir à escola.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: