5 dicas para ajudar a escolher livros para as crianças

Não sabe ao certo que livro escolher para o seu filho? Nós ajudamos! Aqui estão algumas dicas para ajudar você a escolher livros que despertem nas crianças o prazer da leitura:

1 . Fique atento ao nível das crianças.
Conhece a Regra dos 5 dedos ? Não.Ela pode ajudá-lo a descobrir se um livro é adequado, muito fácil ou difícil para a criança. Peça a criança para levantar um dedo para cada palavra que ele não souber o significado na primeira página. Se houver mais de 4 ou 5 palavras que ele não saiba em uma página, o livro será ,provavelmente, muito difícil para ele e pode acabar sendo frustrante. Nesses casos tente sugerir um outro livro ou proponha lerem o livro em conjunto.

2 . Rimas, repetições, humor e imagens
Crianças pequenas gostam de livros que utilizem repetição de palavras, rimas e palavras familiares. A maioria das crianças também gosta de livros engraçados. Procure livros com imagens coloridas, palavras simples ou até mesmo sem texto e inventem juntos uma história.

3 . Livros que ajudam a compreender os acontecimentos da vida diária
Utilize livros para ajudá-los a compreender sobre os acontecimentos que afetam a vida das crianças como a chegada do irmão, o primeiro dia de aula, a mudança para uma outra cidade, a morte de um parente próximo. Estes livros ajudam a criança a lidar com os medos e sentimentos do dia a dia.

4 . Descubra seus autores favoritos e o que as outras crianças estão lendo
Se seu filho tem um livro favorito, tente encontrar outros livros escritos pelo mesmo autor. Pergunte aos seus amigos, familiares e professores que livros as crianças estão lendo e organize uma troca de livros. Vendedores e bibliotecários podem ser também uma grande fonte para sugestão de livros populares.

5 . Experimente dar livros em outros idiomas
Qualquer tipo de leitura pode ajudar as crianças a desenvolverem suas habilidades. Sendo assim , ofereça livros em inglês, francês ou qualquer outro idioma .No caso das crianças maiores, se elas já sabem ler na língua materna não terão muita dificuldade em começar a ler em outra língua.

Fonte: Ontario Ministry of Education

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: