DEZ DICAS PARA AJUDAR SEU FILHO A LER E ESCREVER MELHOR

A Bienal do Livro terminou no Rio de Janeiro. Os organizadores estimavam trair em torno de 640 mil pessoas durante os 11 dias do evento, mas esta meta deve ser superada. Só no feriado do dia 7 de Setembro a feira recebeu cerca de 110 mil visitantes, recorde de público para um único dia do evento, que só na primeira semana já tinha levado 380 mil pessoas ao Riocentro.

Estacionamentos lotados, crianças por toda parte e o melhor, ninguém saia sem pelo menos 1 livro. Podiam-se comprar releituras dos clássicos Contos de Fadas a partir de R$ 5,00. Aproveitando o clima mágico da Bienal, nossa coluna resolveu publicar 10 dicas para ajudar a desenvolver nas crianças o gosto pela leitura e escrita:

1.Deite-se com seu filho e leia. Os momentos de leitura são oportunidades não só para ler como também para se relacionar. O carinho é tão importante quanto à leitura. Torne estes momento interessantes: mude a voz de acordo com os personagens, alterne a leitura das páginas com as crianças, explique à medida que vocês vão lendo o significado de novas palavras ou idéias que apareçam.

2. Livrarias e Bibliotecas Públicas são mundos a serem explorados. Visite-os com frequência. Estes espaços possuem recursos excelentes – livros, jogos de computador, CDs, DVDs, revistas, jornais e acesso a internet.Na dúvida fale com um vendedor ou bibliotecário e peça uma indicação.

3.Transforme sua cozinha em uma “zona de leitura”. Coloque imãs de geladeira com letras para que as crianças comecem a formar palavras e frases curtas enquanto se divertem.

4. As palavras estão em toda parte. O mundo do seu filho está cheio de palavras – em caixas de cereal, placas de rua, lojas, cartazes, anúncios, etc. Onde quer que você vá você sempre pode encontrar novas palavras. Aproveite as oportunidades que surgem diariamente para ler com seu filho.

5.Jogos são ótimas ferramentas de aprendizagem. Jogos de tabuleiro, jogos de carta, bingo, jogos da memória, jogos de rima, são uma maneira divertida de aprender novas palavras e praticar a leitura.

6.Computadores são grandes aliados! Apesar de muitos pais se preocuparem com o tempo que as crianças passam no computador, existem jogos excelentes que ajudam as crianças a desenvolverem a leitura, a escrita e ainda incentiva-os a criarem suas próprias histórias. Basta ficar atentos as recomendações e procurar por jogos educativos.

7. Livros são ótimos presentes. Incentive familiares e amigos a darem livros de presente. Não esqueça de informar a todos a idade, o nível de leitura e os interesses do seu filho. Bons livros trazem sempre estas informações na capa.

8. Assine uma revista. Nada substitui a emoção de receber uma encomenda em seu nome. Incentive seu filho a assinar uma revista apropriada a sua faixa etária e veja como seus olhinhos se iluminam com a chegada de cada nova edição. Aproveite para sentarem e conversarem sobre a revista.

9.Seja você um modelo de leitura. Quando seus filhos virem você lendo vão querer imitá-lo. Logo, logo vão perceber que a leitura é coisa de “gente grande” e que pode ser muito divertida.

10. Tenha sempre a mão livros, revistas e jornais. Mantenha sempre em um local de fácil acesso uma caixa ou cesta com jornais, revistas e livros para aqueles momentos em que seu filho “não tem nada para fazer”.

Lembre-se, o desenvolvimento das habilidades e competências lingüísticas de uma criança não se resumem a “alfabetização”. Elas são o resultado de uma série de atividades desenvolvidas ao longo de um processo que tem início muito antes de seu filho entrar na escola.

http://www.jornaldacidadeonline.com.br/leitura_artigo.aspx?art=3786

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: