Educação Bilíngue,tendência ou uma realidade?

A educação Bilíngüe já é uma realidade não só no Canadá como em diversos países da Europa. Prova disto é que a Comissão Europeia está fazendo esforços redobrados, no sentido de conseguir que cada cidadão na Europa saiba falar, além da sua própria língua materna, pelo menos outras duas línguas. Para alcançar este objetivo, muitos países da União Europeia vem apostando, há algum tempo, na Aprendizagem Integrada de Conteúdos (CLIL),que nada mais é do que a utilização de uma língua estrangeira no ensino de disciplinas curriculares como, por exemplo,matemática, ciências ou geografia.Entre as línguas mais utilizadas o Inglês ocupa o primeiro lugar,seguido do Francês e o Alemão.
No Brasil a educação bilíngüe vem se tornando uma tendência. Tanto é que o Foreign Affairs and International Trade Canada, uma espécie de câmara de comércio do Canadá orienta as instituições de ensino canadenses a investirem no Brasil mas destacam a falta de leis que regulamentem o setor de ensino de idiomas e educação bilíngüe como um dos maiores entraves para a expansão deste novo mercado educacional.

Basta darmos uma voltinha pelos principais bairros do Rio de Janeiro para vermos que a preocupação e a orientação feita aos investidores canadenses procede. Parece que a denominação ” Escola Bilíngue” virou moda é várias são as escolas que se intitulam assim. Para os pais fica a dúvida de saber se toda e qualquer escola que ofereça um projeto de Inglês diário pode ser considerada bilíngue.

Levamos estes questionamentos à equipe responsável na Focus Educacional pelo departamento de educação bilíngue e todos, sem exceção, foram unânimes em dizer que não. Ter um projeto bilíngue ou oferecer vivências diárias em uma segunda língua é muito diferente de ser uma Escola Bilíngue.

Nos próximos posts abordaremos melhor o assunto e explicaremos as diferenças entre Escolas Bilíngues e Escolas Internacionais.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: